Não é novidade que o Brasil é um dos maiores consumidores de procedimentos estéticos do mundo. O mercado da beleza está em expansão, o que resulta em novas técnicas e especialidades, como a Cosmiatria.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, trata-se de uma área da medicina que estuda e trata da beleza de forma ampla, ética e profissional. No Brasil, um dos profissionais referência na área é o Danilo Bravo, que é médico e cirurgião e falou um pouco sobre o assunto.
“A cosmiatria é uma área da medicina em que se realiza procedimentos não-cirúrgicos de modo a oferecer uma melhora na aparência da pele e da harmonia da face. Ou seja, são tratamentos que priorizam ao máximo a naturalidade dos resultados nas áreas que vão receber os cuidados”, ressalta Bravo.
Danilo aponta que os procedimentos devem ser realizados por um profissional experiente e qualificado, evitando, assim, complicações e alcançando os resultados desejados. O médico pode indicar tratamentos para realçar a beleza, amenizar os sinais do envelhecimento ou até mesmo procedimentos que visam previnir futuras queixas.
É possível clarear manchas, através de procedimentos como o lasers, preencher áreas que necessitam de volume usando o ácido hialurônico ou aplicando toxina botulínica para evitar as rugas por exemplo.
Porém, alerta sobre alguns cuidados que devem ser seguidos à risca pelo paciente:
“O paciente precisa passar por uma avaliação criteriosa do médico antes de se submeter a qualquer procedimento estético seja ele facial ou corporal.
Riscos existem em qualquer procedimento medico. O que reduz a sua incidência é estar nas mãos de profissionais que sabem o que estão fazendo. Além de usaber contornar possíveis intercorrências dos procedimentos.
A cosmiatria é uma das áreas que mais cresceram no país e no mundo nos últimos tempos. Em meio a tanta busca por procedimentos estéticos precisamos ficar atentos aos preços, qualidade dos produtos e na formação do profissional.
Quando falamos de tratamentos que vão impactar diretamente na maneira em que nós enxergamos não podemos optar pelo mais barato, afirma Bravo.
Devemos ter consciência que quando buscamos por estes tipos de intervenções queremos nos sentir melhores. Então para isso, não podemos economizar na escolha do melhor profissional.