Perfis fakes nas redes sociais: advogado Pedro Romanelli dá orientações para proteger sua reputação

Pedro Romanelli, especializado em direito digital com foco em redes sociais e golpes financeiros,

No cenário digital em constante evolução, influenciadores, hotéis, pousadas, restaurantes e escritórios de advocacia previdenciário, empresas diversas, mentores de cursos digitais, modelos atraentes e pessoas que conseguem confiança do público, enfrentam um desafio crescente: a ameaça de perfis falsos nas redes sociais. Eles são criados com a finalidade aplicar golpes, fingindo ser a pessoa ou empresa, prometendo benefícios e descontos fora do normal. Enganando o público e potenciais clientes, prejudicando a marca e reputação de pessoas e empresas.

Para saber se existe um perfil fake seu, o advogado Pedro Romanelli, especializado em direito digital com foco em redes sociais e golpes financeiros, aconselha fazer uma pesquisa em todas as redes sociais por contas fakes e no “Registrato” do Banco Central se existe conta bancária em seu nome também por ser fraude.

“Os golpistas fazem fakes com suas fotos e vídeos no Instagram, Facebook, Tiktok, Whatsapp e qualquer plataforma, para iludir o fã ou consumidor ingênuo e conseguir arrancar um PIX, uma informação ou um clique em link malicioso que dará acesso para hackear a conta de rede social do seguidor que clicou. As consequências podem ser devastadoras, afetando não apenas a imagem online, mas também os negócios e a confiança dos seguidores e clientes”, pontua.

Essa praga virtual pode minar a reputação e prejudicar a confiança do público, mas há esperança. O advogado Pedro Romanelli especializado em direito digital com foco em redes sociais e golpes financeiros www.instagram.com/pedroromanelli.adv/ dá as seguintes orientações para proteger sua imagem online, sua reputação e enfrentar os perfis fakes:

– Oriente seus seguidores e tome atitudes para remover os fakes e evitar vítimas de golpe com o seu nome ou sua marca:
· Faça stories anunciando sobre a conta falsa/fake e salve no 1° destaque da conta.
· Coloque marca d’água nos seus posts com o seu nome de usuário @XYZ
· Faça post fixo alertando sobre fakes.
· Peça para os amigos e seguidores compartilharem sobre o fake.
· Faça lives com frequência,(mostre que sua conta é original) e alerte sobre fakes.
· Faça posts colaborativos (com outras pessoas, pois o fake não terá esse post marcado)
· Denuncie na plataforma. (infelizmente é pouco efetivo, mas vale a tentativa)
· Faça boletim de ocorrência indicando o usuário, link URL e prints de todos os fakes.
· Faça o Registro da sua Marca no INPI
· Converse com um advogado especializado em direito digital para combater e remover os perfis fakes.

Romanelli diz que o advogado especializado em direito digital desempenha um papel fundamental neste cenário. “Ele possui o conhecimento e as ferramentas necessárias para ajudar as empresas a identificar, denunciar e tomar medidas legais contra perfis falsos”, acrescenta ele, que detalhou como um especialista pode te proteger:

1. Monitoramento Ativo: Estar sempre alerta e em pesquisa para existência de perfis fakes
2. Denúncia: Existem maneiras corretas de denunciar perfis falsos nas plataformas de mídia social e para garantir sua remoção.
3. Ações Legais: Se necessário, pela inercia da plataforma, pode-se iniciar ações judiciais para remoção dos perfis falsos se houver inércia ou negligência das plataformas
3.1 Ação judicial para identificação dos usuários que criaram e utilizaram as contas fakes por meio de quebra de sigilo de dados de acesso, com possibilidade de ter danos morais, multas e responsabilização de quem criou as contas fakes.
4. Educação e Prevenção: Além de reagir a perfis falsos, ele pode ajudar a implementar estratégias de educação e prevenção, capacitando influenciadores, hotéis e empresas em geral a lidar com situações delicadas nas redes sociais.

Pedro também listou dois casos reais:

-Uma influencer teve mais de 47 perfis fakes feitos com a imagem e nome dela, para aplicar golpes em seguidores/fãs.

-Casos de hotéis e restaurantes que frequentemente tinham perfis fakes oferecendo descontos de 50%, 60% se houvesse reserva e pagamento antecipado via Pix. Quando chegava o dia da reserva, já no local, descobria-se que era um golpe restando mágoa e frustração. Sendo pessoas que poderiam ser verdadeiros clientes e deixam de ser, por terem caído em golpes e as vezes avaliam negativamente a pessoa/empresa copiada, pela falta de suporte.

O advogado fala sobre a importância da proteção da reputação online. “Os influenciadores e hotéis precisam compreender a importância da proteção de sua reputação online. A atuação proativa na identificação e remoção de perfis falsos é essencial para manter a confiança do público, preservar o valor da marca e até mesmo o faturamento. Evitando perder clientes, seguidores e parceiros de trabalho. À medida que o mundo digital continua a se expandir, a proteção da reputação online se torna uma prioridade. Influenciadores, hotéis e empresas que buscam manter sua credibilidade e a confiança de seu público devem considerar a consultoria de especialistas, para garantir que estejam bem preparados para lidar com perfis falsos e outros desafios da era digital. A reputação online é valiosa, e sua proteção deve ser uma prioridade para todos que desejam prosperar no mundo digital”, finaliza.

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