Moda e esporte. Será que esse match pode acontecer? Nem precisamos pensar muito para dizer que, sim, moda e esporte tem tudo a ver. A capa dessa semana mostra perfeitamente como ambos podem estar ligados. Desde que saiu o “Swimming Stats by SwimSwam”, ranking mundial de todas as provas de natação, notamos que o Brasil figurava na lista com quatro atletas na categoria “50m borboleta”, mas o destaque hoje vai para ele: Glauber Silva. Spoiler: além dele ser um ícone da natação, também parece mandar muito bem em campanhas de moda.
Aos 36 anos, Glauber é um dos grandes nomes da natação mundial. Inclusive, o brasiliense já fez parte do time oficial da Seleção Brasileira mas hoje treina e atua em Portugal, país onde também tem cidadania. Sua carreira é repleta de títulos e recordes a níveis nacionais e internacionais. Seu nome está na lista dos melhores na categoria citada há 13 anos. É ele!
Glauber, atualmente, é o número 1 no ranking mundial master dos 100m borboleta, levou a medalha de bronze no mundial de Dubai, em 2010, e foi finalista nos 50m borboleta. Haja fôlego! Nas redes sociais, o atleta chama atenção por suas postagens que misturam esporte, lifestyle e paternidade, afinal, o pai coruja sempre compartilha registros ao lado da sua filha, a Manu, de 12 anos. Mas foi outro ponto que fez com que os holofotes da moda se voltassem para ele: uma collab incrível com a Hugo Boss que nos deixou sem palavras. Além do cara ser incrível dentro das piscinas, mostrou que tem tudo para ser um excelente modelo.
“A ‘Hugo Boss’ entrou na minha vida há muitos anos. Sempre fui um fã muito grande da marca e já usava bem antes de tudo acontecer. Alguns anos atrás, eu recebi um convite pra fazer a campanha de uma collab que era da ‘Hugo Boss’ com a ‘Russell’ e, depois disso, os laços só foram aumentando. Gosto sempre de estar usando a marca quando tenho grandes eventos porque, além de tudo, também me sinto bem. A parceria realmente só cresceu! Hoje, além da relação profissional que tenho com a marca, também envolve muita admiração. É um trabalho que me deixou muito feliz em fazer!”, Glauber sobre a relação com a marca.
Dá uma conferida nas fotos!
“É uma relação que nasceu junto com a minha carreira internacional. Desde muito jovem tive contato com os grandes centros europeus de moda e eles influenciaram diretamente no meu gosto pessoal, além de impactarem no meu lifestyle, resultando em um estilo clean, minimalista e versátil. A intensa rotina de viagens também foi algo que me despertou um senso de praticidade, então, meu guarda roupa é super prático, inteligente e bem resolvido. Entendo que meu estilo é resultado da minha vivência com as marcas internacionais somado ao senso prático que desenvolvi por conta da minha rotina, mas sem abrir mão de um bom design”, sobre a relação do atleta com a moda
Mas a certeza é que Glauber não foi o primeiro e nem será o último esportista a se envolver com o universo fashion. Além dele, tantos outros estão conectados aos dois universos, e nós escolhemos quatro nomes para trazer aqui.
Marta, do futebol
A nossa número 1 do futebol feminino chamou atenção há alguns anos ao jogar usando um batom em tom escuro. Icônica! Ela havia acabado de se tornar garota propaganda da marca de maquiagens Avon, mas naquela mesma partida, simplesmente quebrou o recorde da artilharia em mundiais. Prometeu tudo e entregou mais ainda!
Neymar, do futebol
O craque é assunto por onde passa e não seria diferente no mundo da moda. Ele já lançou várias collabs com a Puma, lançou moda ao surgir usando peças da grife de streetwear Thesaint Mafia Club, já esteve presente em diversas semanas de moda, desde Paris até São Paulo, lança tendência nos acessórios e o principal: surge com diferentes estilos de cabelo, o que também vira febre. A gente adora, devo confessar. Quando pensamos que nada mais poderia melhorar, descobrimos que, em alguns anos, é muito provável que tenhamos outro ícone fashion por aí, já que o jogador está prestes a ser pai de uma menininha, a Mavie, fruto do seu relacionamento com Bruna Biancardi. #ansiosos
Lewis Hamilton, do automobilismo
Sempre engajado com causas sociais, Hamilton também chama atenção pelo envolvimento com a moda. Lançou uma collab com a Tommy Hilfiger que tinha várias peças incríveis entre roupas e acessórios, esteve em vários MET Gala com looks elegantes e criou seu próprio estilo, fazendo com que o athlete style se reinventasse. E não acaba por aqui: já reparou nos looks que ele chega para os treinos e corridas? Aqui na Danz, a opinião é unânime: o cara tem estilo.
Paulo André, do atletismo
Ok, a gente concorda que o PA ganhou destaque na moda após sua participação no BBB 22. Mas bastou ele colocar os pés em uma passarela da São Paulo Fashion Week, desfilando pela Misci, que foi impossível não perceber que ele tem tudo a ver com os dois mundos. Ele até pensou em dar uma pausa na carreira esportiva para focar na carreira de modelo, mas voltou atrás e decidiu aliar os dois. Alguém tem dúvidas de que vai dar certo?
Para mulheres potentes
Por fim, a maior prova de que a moda e o esporte estão mais do que ligados, veio quando saíram as primeiras fotos do conjunto, totalmente feio em alfaiataria, que as jogadoras escaladas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino usarão na apresentação para o campeonato, que terá como sede a Austrália e a Nova Zelândia e acontecerá entre 20/06 e 20/07 de 2023. Sério, a cor, os detalhes, o corte reto sofisticado… Magnífico.
Quem assinou as peças foi a grife Animale, do Grupo Soma, que também é a única marca de moda embaixadora do Movimento Elas Lideram, uma iniciativa da ONU em parceria com a CBF, Confederação Brasileira de Futebol. Os ternos foram feitos sob medida, respeitando a individualidade de cada jogadora, além de reverenciar o lugar que elas conquistaram. No quesito acessórios, um broche luxuoso com o escudo da CBF e um lenço que faz parte de um compromisso da própria marca com o reaproveitamento de resíduo, apostando também em uma moda com menor impacto ambiental. Além de elegância, luxo, seriedade aliada à delicadeza e sofisticação, também estamos falando de sustentabilidade.
Se alguém ainda tem dúvidas sobre a conexão entre os dois mundos, a gente garante: elas acabam aqui!