Entre moda e beleza, Jess nos ajudou a selecionar o que foi destaque em Paris
Todos os holofotes do mundo da moda foram direcionados (ainda mais) à Paris, na França, para acompanhar atentamente tudo que estava rolando sobre a Semana da Moda de Alta-costura, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de julho.
Considerada a área mais luxuosa da moda, uma grife precisa seguir algumas regras para ser considerada de alta costura, tais como fazer todas as peças exclusivas à mão e sob medida, ter um ateliê em Paris e usar materiais de altíssima qualidade. A semana de moda acontece duas vezes ao ano, em janeiro e em julho, e ambas são contempladas por todo o mundo, além de ditar tendências para o ano todo.
Voltada para a temporada de primavera-verão 2024, as 32 grifes não pouparam esforços para entregar desfiles luxuosos e extremamente elegantes, com tendências que chamaram atenção.
De Schiaparelli a Dior, não faltaram razões para nos lembrar o motivo pelo qual a cidade das luzes é um celeiro de referências no assunto. A fashionista e influencer Jess, que foi apresentadora da Fashion TV durante o SPFW, comentou alguns destaques de moda e beleza.
“Sou muito conectada à moda e completamente apaixonada por tudo que a envolve. Fiquei de olho na semana de alta-costura porque sempre podemos esperar várias tendências não somente na moda, mas em maquiagens e cabelo também”, diz Jess.
Estampas florais para o inverno
Pudemos ver várias versões de composições de look que tinham algum item com estampa floral, como no desfile da Chanel, ou, até mesmo, algum detalhe que fazia toda a diferença. Um verdadeiro clássico, sabemos que ele remete bastante à primavera e também ao verão, já que quase sempre peças com essa estampa são mais leves e descoladas, além de estar ligado à natureza. Certamente, é algo para ficarmos de olho e, quem sabe, incluir em nosso estilo também!
Alfaiataria
De uma maneira mais cool e bem detalhada. Foi como Thom Browne estreou na semana de moda e nos mostrou que a alfaiataria vai continuar presente, mesmo que já esteja entre as queridinhas há várias temporadas.
Acessórios
Vimos bastante acessórios, desde os mais discretos, como as faixas de cabelo da Schiaparelli, até aqueles que beiram o maximalismo, como vimos nos desfiles da Valentino. Podemos dizer que, sempre que possível, incluir um acessório dará ainda mais charme ao nosso look.
Nada de salto alto
Nos desfiles de Charles de Vilmorin, vimos as modelos atravessando as passarelas com os sapatos nas mãos. Já Julie de Libran optou pelas sapatilhas. No caso de Christian Dior, as flats. Podemos notar que o salto alto foi deixado de lado por alguns e é bem provável que ele fique nesta posição na próxima temporada.
Novo jeans
Ninguém esperava, mas o desfile da Valentino começou com um jeans. Entretanto, não se trata daquele velho e clássico jeans que conhecemos, afinal, estamos falando de alta costura. A grife apresentou peças em seda bordadas com mais de 80 tons de índigo, o que fez com que ficasse idêntica ao jeans. Outras duas marcas que adaptaram os tecidos, fazendo com que fosse possível trazer a peça para as passarelas, foram a Balenciaga e Jean Paul Gaultier. Muitos chamaram de “fake jeans”, mas será que essa moda viraliza?
Make e beleza
Considero que os trabalhos de maquiagem e cabelo são verdadeiros shows à parte em um desfile. Ok, eles não foram feitos para chamar atenção, mas apaixonada por maquiagem como sou, jamais deixaria de notar isso, sem contar que eles ajudam a construir toda a composição. Como tendência, variadas opções: boca vermelha, delineado gráfico, lápis preto na linha d’água, diferentes tamanhos de cílios ou penteados inovadores, como o das modelos que desfilaram pela Giorgio Armani Privé e pela Chanel. Para quem gosta de ousar, são excelentes escolhas.