O uso de óculos se faz necessário quando diversos problemas de vistas começam a aparecer. Dentre tantas anormalidades na visão, podemos destacar a miopia, que é quando uma pessoa não enxerga de longe, e também a hipermetropia, que é um efeito contrário, de quando a pessoa não vê bem de perto. Em ambos os casos, isso pode acontecer devido ao envelhecimento.
Porém, o uso de óculos vem se tornando recorrente em um público mais jovem. Entretanto, muitas das vezes essas pessoas que precisam de óculos, ainda não sabem disso por falta de informação. Segundo a Fundação Abióptica, mais de 100 milhões de pessoas desenvolveram alguma síndrome nos olhos, mas menos de 40 milhões usam óculos. E, dentro deste grupo, há milhares de pessoas que não fazem um acompanhamento correto e acabam não trocando as lentes, o que acaba afetando a saúde ocular.
De acordo com William Almeida, especialista e proprietário das Óticas R@iz, sendo uma das principais óticas do Brasil, os principais sintomas de que a pessoa precisa usar ou trocar os óculos são: coceira e irritação. No primeiro caso, isso ocorre quando a pessoa já usa óculos e aquele tipo de lente já não serve. Além da coceira, há uma irritação local que acaba se agravando quando há o contato das mãos.
“Por meio de exame de vista feito por um profissional habilitado, sendo ele oftalmologista ou optometrista, a pessoa fica sabendo corretamente o que precisa ser feito. Sendo uma troca ou até iniciar o uso dos óculos. E, após o uso pela primeira vez, é fundamental sempre ter um acompanhamento e seguir o que o profissional irá indicar”, disse William Almeida.
O especialista listou mais três anormalidades que podem indicar que você precisa correr para um oftalmologista. Confira!
Fazer esforço com os olhos para tentar enxergar
Muitas pessoas sofrem desse problema e acabam normalizando a situação. Contudo, quando há um excesso de esforço para tentar enxergar de perto ou de longe, é necessário ir a um oftalmologista pois a pessoa pode sofrer de miopia.
Cansaço visual
Outro claro indicativo, segundo William Almeida, é o cansaço visual. Isso acontece quando a pessoa não consegue ler ou ficar prestando atenção em algo por alguns minutos. Esse é um claro indicativo que há alguma patologia no seu glóbulo ocular.
Dor de cabeça seguida de tontura
O sintoma mais claro, sem dúvidas nenhuma, é a dor de cabeça. Esse é um sinal claro de que há algo de errado no seu corpo. Porém, não basta apenas tomar um remedinho que está tudo bem. Quando esse sinal é acompanhado de tontura e de alguns incômodos citados acima, com certeza a visita a um médico precisa ser marcada o mais rápido possível.
Instagram das Óticas R@iz: https://www.instagram.com/oticasraiz/